Djokovic descarta aposentadoria e mira novo título em Wimbledon

Foto: AELTC/Florian Eisele

Londres (Inglaterra) – Em entrevista concedida antes da estreia em Wimbledon, Novak Djokovic afastou a ideia de que esta possa ser sua última participação no torneio e reforçou o desejo de seguir competindo em alto nível por mais alguns anos. Vice-campeão nas últimas duas temporadas, o sérvio afirmou estar motivado física e mentalmente para continuar jogando e destacou sua forte ligação com o torneio londrino.

“Não tenho certeza se este será meu ‘último baile’. Meu desejo é jogar por vários anos ainda. Gostaria de estar fisicamente saudável e mentalmente motivado para seguir atuando no mais alto nível. Esse é o objetivo, mas, nesta fase da carreira, nunca se sabe”, afirmou. “Concordo que Wimbledon pode ser minha melhor chance, pelo histórico que tenho aqui, pelo que sinto e pelo nível de tênis que costumo apresentar neste torneio.”

Djokovic vem de seis finais consecutivas na grama do All England Club, com quatro títulos no período. O heptacampeão reconhece que o evento mais antigo do tênis tem um peso especial em sua carreira. “Talvez Wimbledon tenha sido o Grand Slam mais regular para mim nos últimos dez anos. Sempre que venho, me sinto inspirado para jogar meu melhor tênis. Todos conhecemos a tradição, a herança e a cultura desse torneio maravilhoso. É impressionante toda vez que você entra nesse recinto. Você sente essa tradição bonita”, frisou.

Apesar de só ter conquistado dois títulos nos últimos 18 meses, o ex-número 1 garante que tem treinado em bom nível e acredita estar pronto para brigar por mais um troféu. “Recentemente, tenho jogado partidas em um nível muito alto, o que me dá motivação para continuar. No saibro, certamente tenho menos chances do que na grama. Fisicamente estou bem, e tecnicamente também, pelo que tenho visto nos treinos.”

Aos 38 anos, Nole também falou sobre sua atual relação com o circuito e com o ranking. “Hoje é um pouco diferente para mim, no sentido de que já não estou mais perseguindo posições. Meu foco é jogar meu melhor tênis nos Grand Slam e vencê-los. Isso não mudou. Ainda que meu nível de tênis tenha oscilado mais do que ao longo da maior parte da minha carreira, se você olhar para o último ano e meio, tenho sido mais volátil nos resultados, mas nos Grand Slam sigo bastante consistente”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mateus Cruz Tamiasso
Mateus Cruz Tamiasso
4 dias atrás

Top

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
4 dias atrás

Muito justo e legítimo o desejo do Djokovic de ganhar mais um título em Wimbledon. Obviamente que o principal favorito é o Carlos Alcaraz, em segundo lugar o Jannik Sinner, e, a meu ver, Djokovic lidera o terceiro grupo de favoritos.

Leonardo
Leonardo
3 dias atrás

Eu até arriscaria dizer que se Djokovic chegar bem fisicamente ele é o segundo favorito, atras apenas de Alcaraz. Sinner ainda não se encontrou na grama. Por outro lado Sinner também nao tinha se encontrado no saibro e esse ano fez o que fez na final de RG. Só não ganhou pela escorregada nos match points do 4o set, mas ainda assim melhor jogo dele no saibro de longe

Poatan
Poatan
4 dias atrás

Nunca sera, o único octa será Roger Federer, o goat

Fernando Rocha
Fernando Rocha
3 dias atrás
Responder para  Poatan

24>22 7>6 40>28 1>0 27>23 428>310
Dá um google pra descobrir esses números do Djoko contra o Federer e verás quem é o verdadeiro Goat. Sem debate. Aliás Federer é no máximo o “teiceirão”, perde pro Nadal.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
3 dias atrás
Responder para  Fernando Rocha

Se somar todos os pontos dos campeões ente ATP 250, 500, 1000, finals (1500) e slans (2000), o servio fica com 109 mil, o Feder com 96 mil e o Nadal com 92 mil. Não considerando vices ou outras colocações

Comedor de fígado
Comedor de fígado
4 dias atrás

Finais em Majors entre os considerado Big 4

Nadal 0 vs 0 Murray
Nadal 6 x 3 Federer
Nadal 5 vs 4 Djokovic
Djokovic 4 x 1 Federer
Djokovic 5 vs 2 Murray
Federer 3 vs 0 Murray

Soma:

Djokovic = 13 Majors entre o Big 4
Nadal = 11 Majors entre o Big 4
Federer = 07 Majors entre o Big 4
Murray = 02 Majors entre o Big 4

Por favor, essa pergunta ninguém até agora conseguiu me responder, fã do Federer, rei da entressafra, dos chamados “little 250”

Como explicar o porquê nos últimos 8 confrontos entre Nadal vs Federer, o suiço venceu 7?
Sendo que a tendência seria ele ter mais êxitos contra o Nadal estando mais novo e não “velho” como dizem que ele estava com 29 anos kkk

Tulio
Tulio
4 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

Vou te responder sendo torcedor do Nadal! Quem dependia mais do físico era o Nadal, agora essa afirmação de rei da estressafa nao é verdade, pois ele já pegou o Nadal antes de completar três anos do seu primeiro Sland. Quem deu sorte foi os outros dois, pois a geração dos nascido na década de 90 é a mais fraca da história!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 dias atrás
Responder para  Tulio

Nadal era só saibro até 2008. Pegou uma entressafra brava até 2007 sim, sem rivais à altura. Enquanto Djoko e Nadal se enfrentaram, não havia entressafra.

Realista
Realista
3 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

Nunca me perguntou isso…Resposta fácil! O Nadal sempre foi inferior ao Roger ou Novak fora do saibro. Em algum momento ele conseguiu bons jogos fora do seu habitat, mas no geral sempre foi inferior. E é por isso que o suiço seguiu vencendo ele fora do saibro.
Ok, se você não considera a velhice como fator para derrotas, entao pq o Sinner tem vantagem no confronto? Seria ele realmente melhor que o Novak?

Comedor de fígado
Comedor de fígado
3 dias atrás
Responder para  Realista

Cara, resposta errada. pois o Nadal batia no Federer na hard também, Federer apanhou nos 3 pisos quando enfrentava o Nadal, até na grama que era o habitat do miss simpatia ele também chegou a perder do Nadal em 2008, quem conseguia vitórias esporádicas (isso antes de 2015) era o Federer. Lembra do choro do Federer no AO 2009? Ali bateu o desespero pois ele não sabia mais o que fazer, apanhava no barro, havia apanhado na relva e também na hard, ou seja, o suiço era freguês em qualquer piso.

Você considera velhice com 29 anos?? respondendo a sua pergunta sobre o Sinner, pois sim, o miss simpatia tinha 29 anos quando começou a virar saco de pancadas do Nole (em 2011). Já o Djoko com 28 anos teve o seu ápice em 2015 com o seu melhor ano de carreira, ou seja, seu argumento não se sustenta sobre a idade nesse caso.

E o Djoko até os 36 anos, com uma diferença de 15, 16 anos ainda estava conseguindo acompanhar Sinner e Alcaraz, inclusive vencendo ambos. Hoje com 38 se torna mais difícil realmente, mas ainda assim está equilibrado no H2H contra ambos, diferentemente do suiço que praticamente a carreira inteira apanhou do Nadal e Djoko, sem mais.

Comedor de fígado
Comedor de fígado
3 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

e vale lembrar o seguinte: não tenho problema nenhum que o Sinner ou Alcaraz se torne melhor que o Djoko, se isso acontecer serei o primeiro a reconhecer e dar os méritos, mas…., para isso acontecer não basta apenas eles superarem o Djoko no H2H, precisarão superar o Djoko nos títulos também, o que eu considero que será bem difícil hehehe

Realista
Realista
3 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

Seu argumento é falho, querendo colocar ad hominem justamente pq vc perdeu. Por isso voce ataca com coisas como “choro”, “saco de pancada”, etc
Não conseguiu bater minhas justificativas, seguimos destruindo o argumentos de fanáticos cegos como voce. :)

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 dias atrás
Responder para  Realista

Quais justificativas?
Você é que não consegue se livrar do peso de chamar alguém de melhor, mas que encerrou a carreira devendo aos piores.

Comedor de fígado
Comedor de fígado
3 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

exatamente Luiz kkk ele que não conseguiu explicar como alguém estaria velho com 29 anos e o outro atingir o auge da carreira com 28 (ou seja 1 ano a menos), e pior ainda disse sem conhecimento de causa que o Nadal ganhava “de vez em quando” do Federer fora do barro, o que não é a realidade, pois antes das vitórias consecutivas do Federer, justamente em sua (segundo eles) “velhice”, o Nadal já tinha retrospecto favorável contra o suiço fora do barro… hehe

Agora pra não flodar aqui nos comentários, se quiserem discutir em alto nível, com argumentos válidos e tudo mais, entra no grupo dos Amantes do tênis, lá temos e respeitamos todos os fãs do Nadal, Federer, Djoko entre outros…abs

Última edição 3 dias atrás by Comedor de fígado
Rafael
Rafael
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

kkkkkk Mandou bem
Gente não tenho nada contra o Federer, um gênio, tenista com a técnica mais bonita que já vi mas a verdade é que ele foi um bom freguês, o suíço chegou a perder 6 partidas seguidas em Grand Slams tanto para o Nadal quanto para o Djoko, Federer foi superado nos números e dentro de quadra, essa é a verdade. Fui!

Comedor de fígado
Comedor de fígado
3 dias atrás
Responder para  Realista

kkkk o choro aconteceu, ué (rs), usei “saco de pandadas” porque é realidade, te rebati com fatos verídicos, pois como explicar a “velhice” do Federer com 29 anos e o auge do Djoko com 28??? kkk

Estávamos nos referindo antes de 2015 (que foi quando o “velho” Federer começou a obter vitórias sobre o Nadal), então só pra te provar mais uma vez que o seu argumento não se sustenta:

No H2H entre Nadal vs Federer, até 2014 (antes de 2015 que foi começo da minha pergunta), se você puxar o confrnto direto “fora do saibro”, o Nadal leva vantagem sobre o suiço, ou seja, seu argumento que é falho, ao dizer que o Nadal ganhava esporadicamente kkkkk

Última edição 3 dias atrás by Comedor de fígado
Leonardo
Leonardo
3 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

Lembra que Federer mais para o final da sua carreira tentou se reinventar, principalmente para encurtar os pontos, pegando a bola mais na frente e na subida. Ao fazer isso ele começou a devolver as bolas de backhand contra Nadal ali na subida do quick. Veja a final do AO de 2017 que foi o ponto de inflexão dele usando esse golpe. E com isso o que era seu ponto fraco contra Nadal se transformou em um contra golpe mortal. Depois disso nunca mais perdeu para Nadal nas quadras rapidas

Última edição 3 dias atrás by Leonardo
Realista
Realista
3 dias atrás
Responder para  Leonardo

Não só isso, como também a troca de raquete ajudou. Penou um pouco pra se adaptar, mas quando conseguiu, ele conseguiu elevar seu nível apesar de desvantagem pela idade.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 dias atrás
Responder para  Realista

E porque só trocou a raquete. Faltou a bengala.

Fernando Brack
Fernando Brack
3 dias atrás
Responder para  Realista

A troca de raquete foi fundamental pra ele ganhar uns pontos de competitividade. Pena a enorme demora pra fazer isso. Anos antes, me dava nos nervos ele ainda usando aquela raquete de 90 pol2.

Nando Parrado
Nando Parrado
3 dias atrás
Responder para  Comedor de fígado

É uma resposta até simples, pq se enfrentaram praticamente todo esse período fora do saibro.
Nadal ganhou pra Federer fora do saibro? Sim. Mas Federer tbm ganhou pra Nadal no saibro, porém o normal era Nadal perder fora do saibro e ganhar muito no saibro, porém Nadal nem sempre chegava longe fora do saibro.
Obs: Nos últimos 7 é que foi 6×1, não nos últimos 8, nos últimos 8 foi 6×2.

Contra Djokovic, as derrotas, aí eu já acho que era pq o suíço tremia diante do sérvio mesmo, pq em torneios menores sempre ganhava, chegava em final de GS ou Finals, o braço tremia bonito.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 dias atrás
Responder para  Nando Parrado

5 US Open e 2 A Open são poucos?
A única mancha do Nadal fora do saibro é o 0 Finals.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

4 USO, LF. Nadal nunca ganhou Miami, Xangai e Paris-Bercy também.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sim, sei.
Mas, a de se considerar que o Finals realmente é uma mancha enorme.
Mr. Federer jamais ganhou Roma e Monte Carlo, mas fez festa no Finals.

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
4 dias atrás

jamais conseguirá superar o GOAT

Ana
Ana
3 dias atrás

Eu sou nadalete, mas como seria fantástico alguém chegar ao 25°!!!!!! A marca mais histórica desse esporte!!!!!!

Luciano
Luciano
3 dias atrás

Djokovic estará forte em Wimbledon, não tenho dúvidas quanto a isso. Mas sobre jogar ainda durante alguns anos, acho que ele vem perdendo ritmo. E no tênis, você tem que estar ali, no “rastro da onça”. Acho que ele perdeu um pouco disso!

Eduardo
Eduardo
3 dias atrás

Kkkkkkkkk agora conta a do papagaio….

Eduardo
Eduardo
3 dias atrás

Que tristeza deve ser djokovet, o cara detém quase todos os recordes e ninguém o considera o melhor da história… triste…

O verdadeiro realista
O verdadeiro realista
3 dias atrás
Responder para  Eduardo

Ninguém da sua bolha só se for kkk
Os números falam por si só kkkk

Bruno
Bruno
3 dias atrás
Responder para  Eduardo

Engano seu
Paulinho Almeida
Paulo Google
E Fabriciano ,o consideram
É de relevância mundial a opinião deles.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 dias atrás
Responder para  Bruno

Estatísticas são usadas em qualquer esporte e também na ciência moderna. Qualquer análise sem dados, é mera opinião pessoal.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 dias atrás
Responder para  Bruno

A opinião de Nadal também é de relevância mundial, mas você ignora.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Bruno

Não falarei de todos que tem relevância. Falarei só da última personalidade que disse isso: Arina Sabalenka.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Aryna…

Duda
Duda
3 dias atrás

Parecen los meregues y los culés…. Kkk

FABIO
FABIO
3 dias atrás

KKKKKKKK…. Faz me rir !!!!!!!!!!!!!!

Neto
Neto
3 dias atrás

Arrisco que é papo furado. Ele pensa na aposentadoria mais do que quer admitir.

Gusmão
Gusmão
2 dias atrás

Sempre acreditei no que o sérvio era capaz de fazer dentro de quadra, porém, vendo as últimas partidas dele contra Sinner e Alcaraz, a sensação que fica é que ele joga no limite extremo contra os dois, enquanto eles tem uma reserva a mais para gastar. Infelizmente estou cada vez mais convicto de que esta seja a sua temporada de despedida.

Welton Gomes
Welton Gomes
2 dias atrás

Nole , foca nos Grand Slam ótimo, claro que não precisa provar nada para ninguem, é um dos melhores do mundo …mas o que dificulta uma provável feito novamente seja pela idade, fisico e intensidade atual dos novos comandantes que mostraram em 5 sets pesadíssimos com uma intensidade que Nole não tem…Veja Wimbledon com Sinner e Carlito…5°set ambos estavam a mil …como se fosse o 1°…Pode sim, jogar alto nível…mas ganhar …deixa para o Carlito e Sinner.

Welton Gomes
Welton Gomes
2 dias atrás

*Correção no Comentário anterior ” Digo Roland Garros ” , ” Não Wimbledon ” entre acirrada disputa entre Sinner e Carlito.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.
OSZAR »