Antalya (Turquia) – O Brasil garantiu presença nas semifinais das categorias Quad e Júnior da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada na Turquia. Além disso, o time Masculino Open assegurou um lugar entre os oito melhores, podendo ficar na 5ª colocação, além da classificação para a edição de 2026. Já na disputa Feminina Open, a equipe brasileira ficou muito perto de uma histórica classificação para a semifinal, mas acabou superada pela Grã-Bretanha no confronto decisivo.
Na divisão Quad, o Brasil venceu o confronto contra a Turquia por 3 a 0. Ymanitu Silva bateu Serdar Antac por duplo 6/1. E na sequência, Leandro Pena passou por Ali Ataman por 7/5 e 6/3. Nas duplas, Ymanitu e João Lucas Takaki venceram Serdar Antac e Fatih Karatas por duplo 6/3. Com o resultado, o time se classificou para as semifinais e volta à quadra no sábado.
Vinicius Cyrillo, capitão da equipe Quad reconheceu a força da equipe como um todo. “Foi uma excelente apresentação da equipe hoje, com atuações muito sólidas tanto nas simples quanto nas duplas. Essa classificação para a semifinal é fruto de muito trabalho e dedicação dos atletas. Agora é manter o foco, porque o desafio só aumenta daqui pra frente”.
Entre os juvenis, a equipe brasileira também brilhou. Vitória Miranda e Luiz Calixto venceram seus jogos de simples contra a Austrália, garantindo a classificação para a próxima fase. Calixto venceu Sonny Rennison por 4/6, 6/1 e 6/1, enquanto Miranda passou por Arlo Shawcross com parciais de 6/7, 6/1 e 6/4. Nas duplas, Marcos Marçal e Pedro Santos foram superados por Rennison e Shawcross com placar final de 6/2 e 6/3. O Brasil avançou às semifinais como segundo colocado geral e enfrenta os Estados Unidos.
Léo Butija, ressaltou o ganho de experiência que os jovens adquirem no mundial. “Estamos muito felizes com a classificação. Os meninos e meninas mostraram força mental, superaram momentos difíceis e mereceram essa vaga entre os quatro melhores. Enfrentar os Estados Unidos na semifinal será uma grande oportunidade para seguir evoluindo e mostrando o potencial do Brasil nessa nova geração”
No Masculino Open, o Brasil derrotou o Sri Lanka por 3 a 0, com vitórias de Diego Kohlrausch sobre Gamini Dissanayake por 6/2, 3/6 e 6/2. Já Daniel Rodrigues passou por Suresh Dharmasena por 6/0 e 6/4. A terceira vitória foi pro W.O. O resultado garantiu vaga na disputa entre 5º e 8º colocados. O próximo confronto da equipe será amanhã, diante dos Estados Unidos.
O momento mais dramático do dia veio no confronto do Feminino Open contra a Grã-Bretanha. Meirycoll Duval venceu seu jogo de simples contra Ruby Bishop por 7/5 e 6/4, mas Jade Lanai foi superada no segundo jogo por Lucy Shuker com parciais de 7/5, 4/6 e 7/6. A definição veio na partida de duplas, onde a equipe britânica levou a melhor, com Lucy Shuker e Cornelia Oosthuizen vencendo por 6/2 6/3. Se tivesse vencido, o Brasil alcançaria pela primeira vez uma semifinal na categoria. Agora o Feminino Open enfrenta a Suíça pela disputa da 5ª posição na sequência da competição.
Com os resultados obtidos nesta semana, todas as quatro categorias garantiram vaga para a próxima edição da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas em 2026. Com isso, o Brasil estará representado em todas as categorias pela 9ª oportunidade consecutiva.