Ficamos num decente ‘quase’

Foto: Fotojump

Beatriz Haddad Maia deixou escapar uma incrível vantagem no terceiro set em seu melhor jogo da temporada, João Fonseca perdeu duas chances de fechar cada um dos sets disputados. E assim o tênis brasileiro se despediu das chaves de simples de Madri, porém em ambos os casos de cabeça erguida.

Bia não conseguiu aprofundar a bola como seria necessário no primeiro set e isso foi um convite perfeito para a excelente Belinda Bencic disparar seus golpes para todos os lados. A falha enfim acabou corrigida e a brasileira passou a jogar um grande tênis. Até mesmo o saque, que andava tão descalibrado e medroso, desta vez aparecia em momentos importantes.

Com variações espertas, que incluíram saque-voleio e deixadinha, Bia tirou o ritmo de Bencic. Abriu 3/0 nos dois sets seguintes. No segundo, conseguiu manter a vantagem. No terceiro, ainda fez 4/1 e serviço, o que deveria determinar uma importante vitória. Mas eis que faltou confiança, muito provavelmente oriunda da longa série de derrotas e má atuações.

Como a campeã olímpica e ex-top 10 não é nada boba, aproveitou o momento de dúvida, empatou e virou para 5/4. Ainda foi bom ver que Bia segurou um pouco mais a cabeça e confirmou de zero seus dois serviços seguintes, tendo ainda deixado escapar dois break-points cruciais no 11º game. Quando chegou o tiebreak, a brasileira se encolheu e a suíça dominou com categoria e eficiência.

É de se lamentar muito a derrota de Bia, porque tudo indicava um momento perfeito para iniciar a reerguida numa temporada tenebrosa. Além de jogar enfim um tênis competitivo e vistoso, uma vitória com esse peso seria altamente motivacional. Não deu certo e agora é de se esperar para ver o quanto de pontos positivos a brasileira consegue tirar para Roma.

Fonseca viveu seus altos e baixos, mas no geral fez uma partida de nível muito bom contra o experiente Tommy Paul, o 12º do mundo, que não é exatamente um especialista em saibro, mas soube usar a altitude de Madri para tirar o máximo do saque aberto e da transição à rede.

O jovem carioca teve seis chances de quebrar o saque do norte-americano antes do tiebreak e pelo menos em uma delas exagerou na força do forehand. Nada a se contestar, porque Fonseca tentou jogar o mais solto possível. Como destaque, a aposta tática corretíssima de explorar o lado direito de Paul, que definitivamente não soube como se defender.

O tiebreak foi uma pena. Fonseca abriu vantagem de 4-1 com saque, mas aí deixou uma bola escapar. Assim assim, chegou ao 6-4 com serviço e aí outra vez abusou do forehand, numa bola de meio de quadra que não exigia tanta força. Paul respirou aliviado, voltou a jogar bem e sacar com precisão para completar uma série muito suada.

O brasileiro não começou bem o segundo set. Conservou o primeiro serviço, mas daí em diante foi uma pressa só, até mesmo para repor a bola em jogo. Quando Paul fez 3/1 e 0-30, parecia que a sorte estava selada. Mas foi a vez de o norte-americano se perder em quadra. Passou a errar bolas um tanto ridículas, levou a virada para 4/3. O saque outra vez o salvou, incluindo mais dois set-points evitados no 10º game. Por fim, Fonseca perdeu intensidade no segundo desempate e não teve novas chances.

Ao se passar a régua, vemos que o brasileiro, ainda tão em início de carreira, continua a encarar de frente os melhores do circuito. Ainda falta saber controlar o ímpeto agressivo em momentos chave de uma partida de tamanha envergadura. Porém seu potencial segue enorme e cada entrada em quadra é o acúmulo de experiências que fará diferença um pouco mais à frente.

E mais

– Embora tenha jogado melhor do que em Monte Carlo, Novak Djokovic mostrou-se irregular e impreciso contra um tenista de nível médio como Matteo Arnaldi e isso foi o bastante para nova queda de estreia, a quarta da temporada e a segunda seguida em nível Masters 1000, algo que só aconteceu outra vez para ele em 2018.
– Na entrevista oficial, Nole afirmou que agora entra nos torneios para fazer ao menos dois jogos, sem maiores expectativas, o que soa no mínimo estranho. O fato é que está sem ritmo e lhe falta confiança, como ficou patente nos lances incríveis que perdeu junto à rede. Fica difícil acreditar que isso mude até Roland Garros.
– Terceira rodada masculina promete três bons jogos: Draper-Berrettini, Khachanov-Paul e Tsitsipas-Musetti. Há duelo argentino entre Francisco Cerúndolo-Comesana para ver quem provavelmente pegará Zverev. Outro argentino, Juan Manuel Cerúndolo, desafia Medvedev.
– O feminino já tem uma turma nas oitavas, com favoritismo para Swiatek, Gauff, Keys e Andreeva. O melhor jogo deve ser Gauff-Bencic.
– Na parte superior, ainda se joga a terceira rodada neste domingo, com Sabalenka, Pegula, Paolini e Rybakina. Aliás, a cazaque deve fazer o duelo mais atrativo do dia contra Svitolina.

Subscribe
Notificar
guest
209 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
11 dias atrás

Lamento muito pela Beatriz Haddad… Hoje realmente ela deixou transparecer que ganharia de uma grande jogadora como a Belinda Bencic, mas a grande jogadora, como uma Phoenix, ressurgiu das cinzas e deu a virada na Bia…

Jonas
Jonas
11 dias atrás

Essas derrotas são boas para o JF, quanto mais ele colocar os pés no chão e se fechar para o externo, onde enchem demais a bolinha dele e depois metem o pau, melhor. Evidente que o garoto tem golpes diferentes, mas há uma grande margem pra evolução, ele só faz 19 anos em agosto.

Essas porradas acabam fazendo bem, lembro que o Sinner foi derrotado pelo Altmaier em Roland Garros e só faltou chorar… meses depois se tornou um monstro, 3 Slams de lá pra cá.

Sobre o Djoko, uma pena o cara ir a passeio nesses torneios, sem dar tanta importância. Fato é que está sem confiança, nem acho que esteja lento ou sem físico como alguns comentaram, ele erra golpes “simples”, como aquele back no final do primeiro set. Hoje cometeu mais de 30 ENF.

Ele precisa vencer partidas como em Miami, começando mal e depois ganhando ritmo. Se começar a tomar pneu em Slam, como fez o Federer, melhor se aposentar mesmo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  Jonas

Na hora de tirar um dez … Termina de maneira lamentável. Típico dos membros da Kombi. Federer teve a dignidade de terminar a carreira como começou. Jamais largou em 1542 partidas ( recorde absoluto) . Foi a sua última. Jamais jogou uma oficial de Simples. A maneira que Sérvio largou no AOPEN 2025 , depois de um disputado Tiebreak, com um Sasha incrédulo, demonstra o abismo na postura dos jogadores. Esse depoimento de hoje de Djokovic, desmoraliza até seu Staff. Abs !

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ué, você é moderador do blog pra ficar dando nota no comentário dos outros? Rsrs. Dignidade em levar pneu no último jogo na grama sagrada, em plena central de Wb? Nem você acredita nisso.

Se o jogador está lesionado, meu caro, não tem motivo pra continuar e agravar a lesão. Djokovic já entrou em quadra assim contra o Zverev.

Ele ainda consegue chegar a fases decisivas de Slam (final de WB e SF na Austrália atropelando Alcaraz), mas se começar a tomar pneu, passar vergonha aí claro, melhor se retirar porque não tem bobo no circuito, abs.

Última edição 11 dias atrás by Jonas
Luiz Fernando
Luiz Fernando
11 dias atrás
Responder para  Jonas

Quem sabe um dia ele aprende q a opinião dele, a sua ou a minha tem o mesmo peso, creio q ele deve ser jovem, pouco vivido, quem sabe um dia a ficha não cai…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  Jonas

Sem essa de moderador. Turminha da Kombi repetitiva nos comentários, as mesmas groselhas de sempre. Roger Federer terminou sua última partida , do jeito que fez nas 1542 . Jamais abandonou alguma. E estava nas Quartas de FINAL , no Templo Sagrado do Esporte. Quem entende o mínimo, sabe o que representa. Quando retornou ao local , dois anos depois, foi aplaudido de Pé. Ao contrário de Djokovic em sua casa . Faz um primeiro Set , num excelente Tiebreak , e se manda. Suas declarações desdenhando dos demais Torneios, é o oposto da postura tanto de Federer, Nadal e Murray. Sendo que este último é seu atual Treinador. Comportamento de um…deixa pra lá. Abs !

Lucas
Lucas
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

“As mesmas groselhas de sempre” de quem só escreve groselhas kkkkkk
Diversão garantida kkkk

Jonas
Jonas
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não entendi, Federer começou a carreira tomando pneu em Wb?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Jonas

Pois é, com o objetivo alucinado de escrever, nem lê…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A turma da Kombi não é 10% repetitiva nos comentários como SR, o único que em todos os posts trás 94 winners à baila.
E não, Roger Federer não terminou 1542 partidas do mesmo jeito que começou. Isso é coisa de sua cabecinha brilhante.

SANDRO
SANDRO
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É muita dignidade o Freguêser levar um pneu 6/0 de Hurkacz em Wimbledon, não é mesmo??? Kkkkkkkkkkkkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  SANDRO

Novamente. O Sr equivocadamente se dirigiu a pessoa errada

SANDRO
SANDRO
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Também acho que é o cúmulo da dignidade o Freguêser perder todas as finais de Wimbledon contra o Djokovic…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  SANDRO

Novamente. O Sr equivocadamente se dirigiu a pessoa errada

Paulo F.
Paulo F.
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pelamordedeus, Djokovic no último Slam que disputou chegou na semi e só abandonou por lesão.
Tens certeza de que acompanhas o esporte mesmo?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  Jonas

PS : Faltando duas semanas para 40 anos ( 08/08/81) , Suíço caiu nas Quartas de FINAL de WIMBLEDON 2021 , sua última apresentação. Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Errado. Em 08/08/2025 vai fazer 44 anos sem ouro olímpico. Jogou as temporadas 2020, 2021 e não obteve nenhum título.

Lucas
Lucas
11 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Ganhou ouro olímpico em duplas. A quantidade de ouro na medalha e o valor para a pátria é o mesmo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Lucas

Não é pelo simples motivo que ao não ter um parceiro, para fazer metade do serviço, não foi capaz de pendurar um ouro no pescoço.

Ronildo
Ronildo
11 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Incrível esse pessoal não levar em consideração a lesão no joelho do Federer neste torneio. Isso aí sim é comemorar lesão num atleta.

Última edição 11 dias atrás by Ronildo
Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Ronildo

É, tampouco os efeitos da mononucleose, contraída em 2008.

Ronildo
Ronildo
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Sim, bem lembrado deste caso. 2008 seria o melhor ano de Federer pois estava com 27 anos e numa crescente na carreira. Ele certamente completaria os 4 slans neste ano. Porém houve o triste episódio da mononucleose e foi trucidado por Djokovic nas semifinais do AO. Aos poucos foi recuperando seu tênis durante o ano até ser campeão do US Open. Em 2009 recuperou a ponta do ranking. Infelizmente Federer teve muitos percalços durante a carreira que o impediram de chegar aos 30 slans ou mais. De qualquer maneira, mesmo sem os principais recordes, foi o melhor.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Ronildo

Um dos percalços, talvez o principal, foi ter Djokovic como seu adversário.
3 vices em Londres e um em Nova York falam por si só.
Mas, quem não teve percalços na carreira?
Afinal, os grandes só o são porque superaram percalços.

T. Patinhas
T. Patinhas
11 dias atrás
Responder para  Jonas

Não sou moderador, mas tirou 10 sim, sem dúvida!

Apenas uma pergunta, Jonas: é melhor ele se aposentar, ou continuar indo aos torneios passando vergonha (mas colhendo o valor da participação)? Talvez o T.A.O.G. esteja preocupado apenas em colher moedinhas a esta altura do campeonato…e quem fica brigando por torneios seja apenas a porção acéfala de sua torcida (uma minoria, sem dúvida!).

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Acho que já respondi isso, mas sem dúvida se for pra passar vergonha em Slam, algo próximo de tomar pneu em quadra central de Wimbledon, melhor se retirar. Não falta mais nada para o Djokovic vencer, que vá curtir a família, jogou demais.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  Jonas

Entendes tanto do Esporte, que achas vergonha aos 40 anos , chegar às Quartas de FINAL no All England Club. O máximo que GUGA atingiu . E imediatamente o Tenista vira sócio com direito a retrato. Sérvio não ganha um Simples ATP desde novembro/2023 . Daí tamanho recalque dos fanáticos Kombistas.Rsrsrs, Abs !

Jonas
Jonas
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vergonha tomar pneu em despedida, isso é claro no comentário.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

De novembro/2023 para cá já são 17 meses.
Vou repetir a mesma pergunta que fiz a outro comentarista aqui, que escreve muito bem, cita vários autores, romancistas, intelectuais etc e também se dedica à matemática. Mas, adianto que ele não me respondeu.
Olimpíada não é torneio ATP – lógico e todo mundo sabe, porque desde que Djokovic ganhou o ouro, os do contra não falam outra coisa – Grand Slam também não – só não sei se todo sabe.
Se nesses 17 meses, ele tivesse vencido apenas um GS, ao invés da olimpíada, a conversinha seria a mesma?

Jonas
Jonas
11 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Ah, você se refere a torneios menores… bom, depende, acho feio passar vergonha em masters 1000, mas se é suficiente pra ele jogar bem em Grand Slam (com chances boas de vencer), que continue rs…

T. Patinhas
T. Patinhas
9 dias atrás
Responder para  Jonas

Olhe Jonas: vou ser sincero e afirmar que – salvo um golpe de sorte nos sorteios e quedas de favoritos em fases prematuras – Djoko nao tem mais chances de vencer GS em condições normais, onde os favoritos cheguem as rodadas finais.

O que pra ele que já ganhou tudo não é demérito algum.

Mas acho – opinião – que ele somente prolinga a carreira pelo dinheiro… e vai seguir coletando moedinhas e enchendo a caixa-forte.

E creio que GOAT (ou recordes) não passa de uma bravata dele (da qual os fanáticos assumem o papel de replicantes… para justificar que ele continue indo aos torneios encher o cofre. Pra isso os fanáticos servirão muito bem…

Afinal de contas, se ele for a imprensa dizer que ele ainda está lá só para ‘encher a burra de dinheiro’ a mamata acaba no dia seguinte.

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Essa do Djokovic jogar por dinheiro é nova, kkkk… primeira vez que vejo alguém aqui falando sobre. Ele joga porque ainda quer vencer, é competitivo. Se vai ganhar mais algo de relevante é outra conversa.

Bom, sei que é hater do sérvio caro Carlo V.W, mas goste você ou não, recordes têm um peso muito, muito grande nessa discussão sobre o GOAT. O que o sérvio alcançou dos 20 aos 36-37 anos o credencia a tal discussão, fora o fato dele ter encarado logo Nadal e Federer, por anos e anos.

E o tema GOAT não é uma bravata do Djokovic (ele nem fala sobre isso), mas sim um tema corriqueiro no mundo do tênis, só verificar aqui no blog ou em fóruns de tênis por aí.

Fanatismo não é algo exclusivo de alguns fãs do sérvio. Eu já participei de fóruns em que havia uma seita suíça e teorias da conspiração sobre derrotas do Federer. Por não gostar nem um pouco do Djokovic e ter perdido diversas discussões nesse espaço, você acabou criando esse preconceito com fãs do dele. Bom, espero que supere, foram muitos anos… abraço.

T. Patinhas
T. Patinhas
8 dias atrás
Responder para  Jonas

Não Jonas… errou. Sou hater dos fanáticos.

E errou de novo. Lucas está entre nós ara provar que tal seita existe, infiltrado neste blog soltando as mesmas groselhas que vocês (só muda o personagem central). E tão chato quanto…

Mateus 12:40-41

Eduardo Braga
Eduardo Braga
11 dias atrás

Não deu para o nosso João mas vendeu caro. Agora é pegar quilometragem no Challenger de Estoril na semana que vem e contar com quadras mais lentas em Roma e Rolanga, o que na minha opinião favorece o jogo de precisão do garoto – vide Buenos Aires. De se esperar que não coloquem mais o João pra jogar na Central todos os jogos, é muita pressão!!

José Yoh
José Yoh
9 dias atrás
Responder para  Eduardo Braga

Jogar nas centrais é um privilégio de poucos, dá exposição ao jogador – que ganha mais em patrocínios – e ainda ganha experiência em jogar com um público enorme. Acho positivo ele jogar com pressão tb, vai ganhando casca.

Alguns jogadores nunca jogam nas centrais, e quando finalmente chegam a uma semi por exemplo, precisam aprender na hora a lidar com essa pressão extra.
Abs

Gisele Matias
Gisele Matias
11 dias atrás

Ele é jovem ainda vai longe, devemos apoia lo sempre.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 dias atrás
Responder para  Gisele Matias

Perfeito. Mostrou hoje , com tenros 18 anos , que está pronto para amadurecer nos grandes palcos . O ótimo Tommy Paul, que o diga . Abs !

Ata Fita
Ata Fita
11 dias atrás

Pelos break-points que teve e, mais ainda, pelos set-points que teve em ambos os sets, era para ter sido uma vitória de 2×0; se transformou em 0x2. Fica o aprendizado.

Sandra
Sandra
11 dias atrás

No tie break Dalcim , eu chamo falta de sorte ! aliás esse americano tem uma sorte

SANDRO
SANDRO
11 dias atrás

Este torneio de Madri está muito chato além da saída precoce de Beatriz Haddad e João Fonseca… Outros tenistas que gosto de ver jogar também já se foram: Gael Monfils, Marin Cilic, Kei Nishikori, David Goffin, Holger Rune, Auger Aliassime, Novak Djokovic, Hubert Hurkacz e Sebastian Baez… O que está acontecendo com Madri que tantos tenistas bons foram eliminados precocemente???

Luciano
Luciano
11 dias atrás
Responder para  SANDRO

Simplesmente perderam Sandro. Ficou sem graça sim! Ainda mais com a saída do João e o Djokovic.

Caetano A. V.
Caetano A. V.
11 dias atrás

Que bom foi ver BHM oscilando, ao invés de entrar derrotada em quadra. O ano é longo, o circuito extenso, e é bom ver que a alegria está aos poucos voltando :- )

E ao final, ser derrotada por uma Top10 não é nada fora do normal.

Teria a ver com as mudanças na equipe? Menos pressão ($$$) é sempre bom.

E vida que segue para BHM!!! Agora com mais alegria!!!

Maior geração
Maior geração
11 dias atrás

Sem ritmo de jogo ,vamos trabalhar joao ,zverev bem.mais velho joga toda semana

JOSE PEDRO
JOSE PEDRO
11 dias atrás
Responder para  Maior geração

Também achei desnecessária essa pausa tão longa…..

T. Patinhas
T. Patinhas
7 dias atrás
Responder para  Maior geração

Seu novo Nick ficou bem mais condizente com a situação atual (removendo o chegou ;-) , pois parece que JF não está mais chegando.

E JF donalmente começa a mostrar suas deficiências ao circuito. Para ser ‘Top Top’ apenas bater ‘mais mais forte’ na bolinha e contar com o dia onde tudo está entrando não vai resolver.

Estranha essa característica dos tenistas TOP brasileiros (TM, TSW e agora também do JF): devolver a bolinha na raquete do adversário é ‘bola de treino’. É necessário tirar o adversário da área de conforto o tempo todo, e buscar a linha a cada bola. TM nunca teve esta característica, TSW a perdeu em algum momento da carreira e JF esrá abrindo mão dela cedo demais. Sem isso no tênis atual, mesmo um excelente tenista não conseguirá mais que ficar ali rolando entre os 50 e 100 do ranking e ser dominado oelo adversário partida sim/partida não. O que pode estar errado com os treinos desses caras?????

Renato
Renato
11 dias atrás

Dalcin, sou fã do teu trabalho e a observação que faço é positiva, simplesmente por acreditar ser um erro, ou indelicado, usar expressões preconceituosas, como JUDIAÇÃO, pois a mesma diminui o povo Judeu.

SANDRO
SANDRO
11 dias atrás
Responder para  Renato

MenAs, muito MenAs por favor!!! Esse policiamento do absurdo não tem nada a ver… Tem que ser muito esquizofrênico para inferir que neste texto alguém teve a intenção de “diminuir os judeus” ao usar a palavra judiação… E outra coisa, a etimologia da palavra judiação tem como origem a perseguição injusta aos judeus ao longo da história por egípcios, filisteus, assírios, babilônicos, persas, gregos, romanos, “inquisição”, alemães nazistas, russos comunistas, muçulmanos, por exemplo… Algum hipócrita aí vai dizer que os judeus não foram perseguidos ao longo de sua história??? Então, a palavra judiação tem sua razão de existir e ela só denota fatos históricos e é sinônimo de “perseguição injusta” aos judeus e o seu uso atual não diminuí nem um pouco a resiliência dos judeus ao longo da história!!!

Paulo A.
Paulo A.
11 dias atrás
Responder para  SANDRO

E lá no Sul tem gente que usa a expressão “judiaria”, que acho até engraçada.

SANDRO
SANDRO
10 dias atrás
Responder para  Paulo A.

É bem por aí Paulo… Não tem nada de errado usar as palavras judiar ou judiaria, até porque em vários momentos da história os judeus foram realmente judiados por nazistas e comunistas, por exemplo… Ter preconceito contra uma palavra como “judiar” é querer negar a história, negar a judiação do Holocausto ou do Holodomor que exterminou vários judeus ucranianos durante a ditadura comunista…

T. Patinhas
T. Patinhas
7 dias atrás
Responder para  SANDRO

Oi Sandro, talvez fosse também a hora de esclarecer o que significa denegrir. Acredito que na formação da nossa língua aceitanos dias atuais (e de qualquer outra), deva fazer parte não somente os fatores da cultura atual, mas fatores históricos, cultura popular e a formação da línguagem aceita.

Em resumo: ‘Abolir palavras por decreto’ ou mesmo criar termos, como LGBTQ+ e outros… não melhoram nem reduzem em nada a discriminação a esta ou aquela minoria.

Victório Benatti
Victório Benatti
11 dias atrás

Esta partida serviu para aumentar a experiência do nosso João Fonseca.
Ele está adquirindo aos poucos, a bagagem para aprimorar cada vez mais seu vistoso tênis.
Jogou de igual para igual, perdeu os 2 tie-breaks.
Me deu uma sensação de uma partida de final, pois foi muito bem disputada.
Vamos em frente João!

Quanto a Bia, sabíamos que a adversária era pedreira.
A Bia também jogou de igual para igual, e infelizmente perdeu no tie-break do 3o set.
Mostrou um bom tênis.
Tomara que continue a fazer bons jogos.
Vamos em frente Bia!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

O que você achou do João Fonseca vibrar como se ganha um GS, no primeiro ponto do tie-break do primeiro set, quando sacava Tommy Paul e mandou uma bola na rede?

Fabio Duarte
Fabio Duarte
11 dias atrás

O Joãozinho perdeu, não foi Paul que ganhou, como diria a Dilma,o jogo é jogado e o lambari é pescado, derrota muito difícil de engolir,o Fonsequinha foi melhor,mas infelizmente perdeu, que sirva de aprendizado

SANDRO
SANDRO
11 dias atrás
Responder para  Fabio Duarte

Discordo totalmente do seu comentário… Foi Tommy Paul que ganhou sim, porque sacou melhor que o João e isso fez a diferença nos 2 tie breaks!!! Em pontos marcados no serviço, Tommy Paul marcou 67 pontos no seu serviço enquanto João marcou 59 pontos no seu serviço… Foram 9 aces para Tommy Paul contra apenas 2 aces para o João, portanto, João não foi melhor que Tommy Paul, ao contrário do que você escreveu…

Gustavo
Gustavo
11 dias atrás

Uma boa experiência de aprendizagem para Fonseca, 2 tiebreaks.
Quem enfrentá-lo tem q que vencê-lo agora, aos 18, porque vai ficar muito mais difícil vencer o Fonseca quando ele chegar aos 19, 20!

Bruno
Bruno
11 dias atrás

Se Hypeseca vence: Novo BabyGoat, número 1 até o final do ano, terceiro membro do novo Big 3

Se Hypeseca perder: tudo bem, ele ainda é muito jovem, está ganhando experiência

Jmsa
Jmsa
11 dias atrás

Vamos aos fatos , João Fonseca tem um futuro promissor ,mas ainda não é capaz de ganhar dos top 30 com tranquilidade o que é normal pra idade dele.
O caso da bia pra mim é limitação técnica, já não consegue evoluir o seu jogo .

André Aguiar
André Aguiar
11 dias atrás
Responder para  Jmsa

Consultei a minha IA e a resposta foi:
Head-to-head do João Fonseca contra tenistas top 30: 4-4.
Três de suas quatro vitórias foram de zero (3×0, 2×0, 2×0).
Portanto, ele é capaz de ganhar de tenistas top 30 com tranquilidade, o que não significa que é capaz de ganhar todas as vezes.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Se jogaram 8 e está de 4×4, não caracteriza tranquilidade.
O único jogo 3×0 ainda é a maior zebra do ano.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
11 dias atrás

Dalcim, você tem o dom de resumir em poucas palavras todo um contexto, como no caso do título deste post. Muito bom.
E agora falando em contusões: as ditas cujas tem alterado significativamente o ‘ranking’.
Hoje os tenistas tem um preparo físico bem mais aprimorado, mas em contrapartida há a exigência de se bater cada vez mais forte pra deslocar o adversário. Como ninguém é de ferro, o corpo abre o bico… e com uma frequência cada vez maior.
Então fica quase impossível fazer projeções, seja como vai ficar a classificação ao fim do ano, seja sobre o futuro da nextgen.
É certo que tá cheio de gente que vive de fazer projeções a torto e a direito, mas não vejo grande utilidade nisto.
B I A – – – Melhorou, né? Ganhou uma e perdeu a segunda no detalhe. Continuo na torcida pra sair dessa draga.

Tulio
Tulio
11 dias atrás

Eu acho que o João Fonseca não tem velocidade de pernas de um top 10. Acho meio lentao!

Vinagre
Vinagre
11 dias atrás
Responder para  Tulio

O que eu acho mais preocupante no João é isso: tem um um físico que gera muita dúvida pra batalhas que exigem muito . Fico com a impressão ao contrário de muitos que jogos de saibro lento não o favorecem nesse aspecto , principalmente jogos de grand slam. Achei essa pausa pra descansar um exagero se a questão for física (mental ok) e isso preocupa pra quem tem 18 anos . Podem repara em longos rallys como falta perna pra ele chegar nas bolas !

Lucas
Lucas
11 dias atrás

Queda brusca de desempenho após o episódio na copa Davis.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
11 dias atrás

João Fonseca

Show! Perdeu mais em razão do ímpeto natural da sua juventude, e menos por mérito do seu rival. E ainda assim obrigou o bom Tommy Paul a jogar dois tie-breaks.

Bia

O caminho é esse mesmo. Jogar em alto nível, ainda que a vitória tenha escapado dessa vez. E também se perdoando por isso. Afinal, não é fácil reaver sua confiança depois de tantos e tantos revezes.

Djokovic

Patético.

Lucas
Lucas
11 dias atrás

Novak sempre foi um zero à esquerda na rede, então é normal que ele perca pontos lá.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Lucas

Eu já perdi a conta de quantas dezenas ou centenas de big points que Golden GOAT salvou na rede. Já não posso dizer o mesmo quando a esquerda do Federer foi exigida em momentos cruciais. Adoro os match points de Wimbledon 2014 e 2015.

Lucas
Lucas
10 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Novak é um dos piores voleadores do circuito. Sem dúvidas! Já Roger, o GOAT, o melhor voleador, slice, drop, e segundo palavras de Rafa Nadal: ” melhor direita da história”.

Paulo F.
Paulo F.
10 dias atrás
Responder para  Lucas

24 < 20
0 Roma
0 Mônaco
0 Ouro Olímpico em simples.
Monocapeão de RG.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Lucas

Só na final do USO 2024 foram 23/27 subidas à rede, com um voleio magnífico salvando break point. Em Wimbledon foram incontáveis. Realmente eu tenho que falar na casa das centenas.

Nadal falou que Djokovic é o GOAT três vezes. A opinião dele, segundo da história, realmente é a mais importante, já que o sérvio não pode falar de si próprio.

Lucas
Lucas
9 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

23 em 27!? Muito bom! Até os pangas tem seus dias em que td da certo…

T. Patinhas
T. Patinhas
9 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Car>ssimo,

Nadal falow que ele é o GOaT 3 vezes, ou Nadal falow 3 vezes que ele é o GOat?

No caso da primeira alternativa, então já temos o primeiro “triple GOaT” da história!!!

Que feito fantástico!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Caríssimo Carlo VW (que não engana ninguém mudando de nick a cada pasta),

Nadal falou 3 vezes que Djokovic é o GOAT, a última quando foi derrotado nas Olimpíadas. Nem havia ambiguidade na minha frase, já que a outra interpretação só é possível na sua mente, mas agora não tem mais erro!

T. Patinhas
T. Patinhas
8 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Colaborador PAULO ALMEIDA, obrigado pela desambiguação.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Lucas

*USO 2023

T. Patinhas
T. Patinhas
9 dias atrás
Responder para  Lucas

Ihh Lucas. Com seu comentário inauguramos a volta da fanática torcida non-sense do Federer, esperamos que tenham novos argumentos, pois os velhos não colam mais…

Pra ser honesto, jamais senti a falta dos fanáticos.

Lucas
Lucas
10 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Há td que Federer conquistou, SUPER TITLES e etc, e que o fez ser reconhecido como o maior e melhor de todos os tempos, foi com os adversários mandando 80% das bolas na esquerda dele….

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Lucas

Foi reconhecido apenas por Lucas/Marquinhos do Blog do Dalcim. Nadal e Djoko discordam, já que fizeram a festa na esquerda do suíço e lhe tiraram uma penca de títulos.

Lucas
Lucas
9 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Tiafoe, Meligeni, Fonseca, Laver….. Especialistas da ESPN na qual Novak é o terceirão (kkkkkk) ficando atrás de Serena e Federer.

Rafa
Rafa
10 dias atrás
Responder para  Lucas

Bem divertido, Lucas, parabéns. Passar vergonha em público sem dar a mínima é para poucos. Nesse sentido, sua contribuição foi impecável.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Rafa

Ele gosta e há muitos anos.

Tulio
Tulio
9 dias atrás
Responder para  Lucas

Se chutar o Novak aparece o Almeida para defender! Chega uma fase da vida que 4 major e algumas semanas como n 1 a mais, não faze nenhuma diferença! Ele prefere se mais amado e com certeza R F é!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  Tulio

Qual fase da vida em que 118 semanas (ou mais de 2 anos) e 4 Majors (uma temporada inteira) não fazem nenhuma diferença? Talvez quando 100 reais valerem mais do que 500.

Sim, acredite que ser mais amado é mais importante, rs.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Esses caras falam isso e nem sentem vergonha. Incrível!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
9 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Deixa eles serem felizes assim. Não só os dois aqui, mas vários nas notícias, rsrs.

T. Patinhas
T. Patinhas
8 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Faz para a torcida, que perde seu tempo discutindo esse tema, nessa lenga lenga interminável…

J! Para os próprios….

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 dias atrás
Responder para  Tulio

Você acredita nisso? Você acha que Federer acha mais importante ser amado por você ou o recorde de majors?

Tulio
Tulio
9 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Ele prefere o recorde, mas isso já passou e ele já está em outra fase da vida que isso já não faz diferença! E eu não sou torcedor dele!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 dias atrás
Responder para  Tulio

Essa propaganda desmente você. Veja o orgulho de Federer quando atingiu o recorde de 15 majors.

https://m.youtube.com/watch?v=a8tL6_Tnscs&pp=ygUPRmVkZXJlciAxNSBzbGFt

Última edição 9 dias atrás by Paulo Sérgio
T. Patinhas
T. Patinhas
11 dias atrás

“O ilustríssimo João Fonseca no horário noturno, na central, horário de maior apelo enquanto o sérvio de jogo chato e sonolento joga a tarde, já que não dá muita audiência.
Faz sentido?”

Resp: “Ontem fez… e MUITO!!!”

Ernani Chaves
Ernani Chaves
11 dias atrás

João “afobado” em momentos decisivos! Merece um “puxão de orelha” de sua equipe!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
11 dias atrás

Nossos brazucas perderam, o que é do jogo. Mas sem dúvida devemos destacar a BIA, mas dessa vez do aspecto positivo, não perdeu daquela forma anterior e a adversária era de alto nível, quem sabe não é um recomeço, capacidade creio q ela tem…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
11 dias atrás

Já o Djoko está na descendente, e caindo rápido. Deve ser muito duro não ter mais o q vencer e ficar se sacrificando com treinos e encarar as restrições que um tenista profissional tem. O ouro olímpico foi o “turning point” pra ele, me parece q isso agora ficou bem claro…

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
11 dias atrás

Sem dúvida o erro para fechar o 1º set custou muito caro pro Fonseca. Bola fácil !! E acredito que esse erro ficou martelando na cabeça dele no resto da partida, pois tinham bolas para meter a mão e ele não arriscou um winner. Mas faz parte, já vi muita gente boa fazer isso.
Bia com uma melhora flagrante nessa partida. E como você bem disse, resta saber se ela vai capitalizar um ótimo jogo contra uma ótima jogadora ou a perda de uma partida praticamente ganha. Considero a Bencic uma excelente jogadora, apesar de ter sido um pouco afoita em alguns pontos, queria decidir logo. Vi o replay do 3º set após a partida. Não vi as estatísticas da partida. Quanto ENF a Bencic fez no jogo ?

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
11 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado de qualquer maneira.

Fabio
Fabio
11 dias atrás

Dalcim, e agora sem Sinner, Alcaraz. Rune, Rublev, Djoko, quem é o favorito em Madrid?

André Aguiar
André Aguiar
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mestre, vou desafiá-lo para uma aposta amistosa: o alemão não passa pelo Cerúndolo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Jogo duro, mas não esqueças que Madrid tem o Saibro mais veloz do Circuito. O Serviço de Sasha é uma arma mortífera nesta altitude. Abs !

Horacio
Horacio
9 dias atrás
Responder para  André Aguiar

O histórico está 2×0 para Cerundolo.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
11 dias atrás

Zverev é um excelente saibrista, Fokina vem jogando muito bem no piso. Fizeram um jg excelente e equilibrado, mas o resultado do tiebreak do set3 demonstra bem a diferença entre ambos na hora decisiva…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
10 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Finalmente progredindo e elogiando Zé Verev , da tua ridícula ” eterna Next Gen ” . Só pra te ligar , Alexander Zverev luta pelo Tri -Campeonato no MASTERS 1000 de Madri . Um currículo invejável tem o Alemão Campeão Olímpico. Abs !

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O que eu penso da “eterna nextgen” é problema meu e não seu. Qualidades ele sempre teve, quem negou isso aqui? O detalhe é q ele foi instável muitas vezes, ou não foi? Vc como sempre gosta de postar coisas vazias e q nada significam…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

E sem querer ele deu méritos a um campeão olímpico.
Já o atual campeão olímpico, tem 17 meses sem levantar um troféu.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

E só tem 8 meses do maior feito olímpico na história do tênis.

Mauro
Mauro
11 dias atrás

Bom dia, Dalcim, como vai?

Se me permite uma sugestão, tenho visto uma quantidade assombrosa de posts mal informados tentando fazer algum tipo de comparação entre o Fonseca e o Guga. Acho que seria muito interessante que o Tenisbrasil fizesse uma matéria factual a respeito da carreira do nosso manezinho. Excepcional como ele foi, e ídolo merecido que é, você sabe melhor do que nós que ele com 18 anos e 7 meses (maio de 1995 – idade atual do carioca) estava com ranking por volta de 390. Ainda não tinha feito nem final de Challenger e só foi vencer o primeiro torneio desse nível com 20 anos e 2 meses. Em 97, na temporada de saibro ele caiu na 1a rodada de Monte Carlo e Hamburgo (que na época era o equivalente ao M1000 de Madrid hoje em dia) antes de voltar pra cá e vencer um challenger em Curitiba. O que aconteceu em seguida como 66 do mundo chocou literalmente todo o mundo do tênis.

Deixando bem clara a minha opinião de que são pessoas distintas e de que não existe um caminho único para o sucesso porque as pessoas amadurecem em ritmos diferentes e fazem escolhas diferentes para a própria vida, acho as comparações descabidas. Mas acredito principalmente que se alguém quer fazê-las, que sejam baseadas na realidade, não em lembranças míticas do passado.

Um forte abraço e bom domingo!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Mauro

Muito bom Mauro.
As opiniões aqui são dos resultados dos jogos.
Quem ganha um torneio é naturalmente favorito a tudo, a partir da primeira segunda-feira seguinte.

Ronildo
Ronildo
11 dias atrás

Ainda sobre a lesão de Alcaraz, acredito que ele precisa urgentemente rever seu estilo de jogo, pois muitas vezes ele coloca seu corpo à 45 graus, sobrecarregando parte dos músculos, especialmente da coxa. Para se ter uma idéia comparativa, Roger Federer, reconhecido como o melhor tenista da história por 100% dos federistas, jogava seu elegante tênis sempre à 90 graus. Ao final da carreira sofreu com os joelhos. Alcaraz por sua vez já está sofrendo com a coxa. É complicado estes ângulos de 45 graus no esporte, sobrecarrega demais alguns músculos.

Exemplo de Alcaraz à 45 graus:
https://youtube.com/shorts/TBpZ_Yeu4Rs?si=5q3RI-KPnra1p1R4

Djokovic por sua vez foi o cara que mais variou os ângulos numa quadra de tênis, podendo jogar até mesmo à 180 graus. Com isso não sobrecarregou os joelhos como Federer e não sofreu de contusões nas coxas ou quadril.

Djokovic à 180 graus:
https://youtube.com/shorts/4xWK3Zmo8P4?si=e1-nOOwmlOkMVLMv

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Ronildo

Parabéns Ronildo, por duas constatações lúcidas e sábias em seu comentário.
Primeira: Roger Federer reconhecido como melhor tenista da história por seus torcedores;
Segunda: Djokovic sempre buscou aprimorar seu jogo e por isso mesmo, tornou-se o melhor tenista do mundo.

Ronildo
Ronildo
10 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Fala Luiz Fabriciano. Em condicionamento físico Djokovic foi o melhor que já vi. Certa vez ele contratou um profissional para o ajudar a como posicionar os pés ao ao efetuar os golpes. Alcaraz, por enquanto, está machucando muito seu corpo.

Tony Manero
Tony Manero
11 dias atrás

Pois é…….a galera discutindo quem foi melhor…..Federer ou Djoco? Os caras tão milionários…….o assunto é JF e Bia….É cada comentário sem noção!

Marcelo Costa
Marcelo Costa
10 dias atrás
Responder para  Tony Manero

Grande homenagem ao personagem de embalo de sábado a noite

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
10 dias atrás
Responder para  Tony Manero

JF e Bia também são milionários e você torcendo por eles?
Qual a lógica?

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Por que as pessoas se referem a elon musk como “o bilionário Elon Musk”?
Por que, ao mesmo tempo, nunca dizem “o bilionário Walter Salles” ou “o bilionário Marcelo Odebrecht” etc.?

Andre Eduardo
Andre Eduardo
10 dias atrás
Responder para  Thiago

Thiago, comentários desse tipo a mim soam apenas como inveja e ressentimento.

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Andre Eduardo

Não, é coerência.
Vc é q tá projetando em mim o q vc vê e como vc vê

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Andre Eduardo

Não, é coerência apenas.
Se vc lê como inveja ou ressentimento é a tua projeção

Ronildo
Ronildo
10 dias atrás
Responder para  Tony Manero

Dá uma manerada aí Manero!

Vinagre
Vinagre
11 dias atrás

Fonseca mostrou que tem que trabalhar o mental bastante . Desabou na perda do primeiro tie brake por afobação (pra variar) e depois perdeu seu game seguinte de saque de forma inacreditável. Nível de Master 1000 não aceita esse desaforo

Sandra
Sandra
11 dias atrás

Dalcim , vc acha que o problema do Djokovic é físico , motivação ou técnico , em razão dele não estar acompanhado os mais jovens ? Aliás quero muito torcer pelos brasileiros e eles são bons , mas acaba que caem

T. Patinhas
T. Patinhas
11 dias atrás

Enquanto nós ficamos no quase, os Hermanos (espero nao eatar ofendendo nenhuma etinia os cjamando de Hermanos) vâo colocar um representante na próxima rodada (eu apostaria em francisco para passar…).

Enquanto isso na ala jovem, Mensik avança após atropelar B. Shelton e Fills (apesar de já eliminado), se aproxima a passos largos do Top10, ajudando a empurrar Casper Ruud lá para trás…

Andre Eduardo
Andre Eduardo
10 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Cuidado, pois “ala jovem” pode soar etarista…

T. Patinhas
T. Patinhas
10 dias atrás
Responder para  Andre Eduardo

VDD!!! “Next Gen” também. Vou repensar meus ‘conceitis’.

Obrigadis!

Oldany Nobrega Jr
Oldany Nobrega Jr
10 dias atrás

O nosso menino…..bom jogador….tomou mais uma aula de tênis….é uma por semana…..acho que ele vai acabar aprendendo….

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás

LEMBREI DAQUELE lance sobre campeão moral…

Tom França
Tom França
10 dias atrás

O que mais irrita é que durante os comentários, quando estava 3×0 e depois 4×0, já era dado como certo o encontro inédito contra a Gauff. Lamentável demais!

Felipe
Felipe
10 dias atrás

Certo o Zverev ter tirado a foto da marcação errada do árbitro e depois posta-la nas redes.

Felipe
Felipe
10 dias atrás

João já tá em Estoril
Tudo por causa desses dois masters de 2 semanas. O cara cai cedo aí pra não ficar 10 dias no sofá vai pro Challenger

Gustavo
Gustavo
10 dias atrás

“Mantenha a cabeça erguida. Grandes coisas estão por vir. Você está jogando o melhor tênis da sua vida.”

Palavras gentis de Zverev para Fokina junto à rede no final do jogo

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 dias atrás

Dalcim esse Mensik nessa quadra rápida é muito perigoso, como vc vê as chances dele em Madri?

Gustavo
Gustavo
10 dias atrás

Matteo Arnaldi na rede: me desculpe
Nole: não, não, não, bravo!!

Bravo, Nole!!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  Gustavo

Alguns vão insistir em não ver isso.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás

OUTRO DIA, EM 24/04/2025, li uma matéria de TenisBrasil a respeito da vitória de Beatriz sobre Bernarda Pera, cujo título era este: “Bia vira na estreia em Madri e encerra maior sequência negativa da carreira”. Já hoje, 27/04/2025, a mesma TenisBrasil fez outra publicação, reportando que “Dupla de Bia salva match-point e bate favoritas russas”. Dito isso, minha avaliação é que TenisBrasil parece ter jogado a toalha e fez sua opção por Beatriz enquanto duplista; explico: enquanto a foto que ilustra a primeira matéria traz uma Beatriz numa ação normal do seu jogo contra Pera, a segunda matéria é ilustrada por uma foto tendo Beatriz com atitude efusiva e plena de exortação, ou seja, me parece provida de “alegria” e até que está feliz…

B. Iando
B. Iando
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Bom dia Meu Querido,

Por gentileza, tente reescrever seu comentário novamente! Está díficil compreender a mensagem que você tenta nos passar pois a idéia central do seu texto não está bem clara.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  B. Iando

B. Lando, se vira…

B. Iando
B. Iando
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Quando o comentário possui um sentido por si só, é o que fazemos.

Entretanto, o comentário em questão, realmentw ficou bastante “non-sense”… mal escrito mesmo.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
9 dias atrás
Responder para  B. Iando

Grato pela subjetividade…

Ronildo
Ronildo
10 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Valmir, há fatores psicológicos envolvidos nesta questão. O tênis de duplas é mais divertido e envolvente para quem está jogando. Cada ponto é celebrado com ao menos um toque de mãos. Na verdade deveríamos gostar mais do tênis de duplas do que de simples. Estas fotos que você mencionou e as diferenças entre elas estão em sintonia com a essência do tênis de duplas e simples.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
10 dias atrás

A suspeita de alguns começa a se confirmar: Djokovic parece estar de ‘picuá’ cheio após anos a fio de treinamentos exaustivos. Treinando com o Arthur Fils antes do jogo em que perdeu pro Matteo Arnaldi, no que parece ser um momento de frustração, desabafou: ” – Que vá à mer** o esporte, o tênis e todo o resto”, segundo informação do jornalista Nuno Chaves.
Também não me lembro dele ter dito em qualquer outro torneio que não sabe se volta ano que vem. Tudo indica que vai depender dos resultados até o fim do ano.
O fato é que por enquanto, “empacou” nos 99. Apesar que isto é o de menos, porque os “Big Titles” dele tem peso muito maior do que os 109 do Jimmy Connors e mesmo os do Federer, embora a diferença, no caso do suíço, seja bem menor.
99, 100… considero um simples arredondamento aritmético.

T. Patinhas
T. Patinhas
10 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Nao me tecordo de nenhum dos ex-goats mandar tudo à la m****, nem maldizer do pr[prio esporte.

Não me admira termos tantos torcedores (especialmente brasileiros) se identificando com ele pelas atitudes tomadas.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

“Fuck your mother” de John McEnroe é admirável, não?

T. Patinhas
T. Patinhas
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Olhas luiz Fabriciano, eu não gostaria de “elevar” as críticas ao Djoko e comparar o nível de destempero dele
ao de McEnroe ou N. Kirgious, mas no fim e ao cabo tenho que dar o braço a torcer e dizer que você rem toda razão:
– Ele agiu como um mcEnroe (ou como um kIrgious, se preferir).

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

Mas nem de perto.
McEnroe disse isso ao juiz de cadeira, diretamente a ele.
Devo imaginar também com quem o T. Patinhas se identifica.

T. Patinhas
T. Patinhas
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Um pouco com o Pateta… outro tanto com o P. Donald…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
10 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Acho que é um pouquinho mais, não muito, do que um arredondamento. Há o simbolismo de chegar aos 3 algarismos, mesmo que seja num 250 esvaziado, mas é claro que os Big Titles falam muito mais alto. Connors tem “apenas” 35 ou 36.

Horacio
Horacio
10 dias atrás

“La Armada” espanhola afundou em Madrid. Davidovich Fokina, o último representante na R32 também ficou no “quase” frente a Zverev.
“La Flotta” italiana parece ser hoje superior a “La Armada”

Rafa
Rafa
10 dias atrás

João Fonseca está indo pelo mesmo caminho de Alcaraz, infelizmente. Fala demais. “Gostaria muito de enfrentar Djokovic”. Poderia até vencer, visto que o sérvio perdeu o rumo há um bom tempo, mas deveria evitar esse tipo de declarações. Como Alcaraz, que espalha bravatas não é de hoje e cai em 2as rodadas de vários torneios. Proporcionalmente, ambos já venceram muito para a idade que tem? Óbvio. Ter ambição é bom? Óbvio. Mas cada torneio perdido é uma oportunidade a menos, e o tempo passa muito rápido. Alcaraz estacionou – ou melhor, até caiu de produção – e viu Sinner tomar um lugar que ele já julgava garantido. Deveriam focar mais em seus pontos ainda mais fracos, treinar mais, melhorar fundamentos e falar menos. Djokovic, que tinha vários fundamentos em que podia melhorar, fez isso a carreira toda, por isso se tornou o maior vencedor de títulos importantes da história do tênis. Isso se chama inteligência tática.

Paulo F.
Paulo F.
10 dias atrás
Responder para  Rafa

Exato.
Nunca ouvi do Sinner nenhuma declaração deste tipo “gostaria muito de enfrentar Nadal”, por exemplo.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
10 dias atrás
Responder para  Rafa

Rafa, felizmente desta feita concordo com você. Para mim, ou o tenista dá declarações sérias, com senso de profundidade, ou fica calado, ao invés de alimentar os abutres da mídia com bobagens como a proferida por João Fonseca, aliás, eu não sei o que está fazendo o staff dessa criança, que não lhe adverte a respeito de certas falas desnecessárias. Será que alguns exemplos, como o do nó cego do Thiago Wild, que declarou outro dia ser capaz de vencer qualquer tenista do circuito, não servem como aviso? É por isso que gosto de Iga, Daniil e Galff, que ganham e perdem seus jogos e não se prestam a verborragias para encher linguiça. Até nem são meus tenistas preferidos, mas o fato de não utilizarem a língua como raquete, muito me apetece. Como João é praticamente um infante, ainda há tempo para que aprenda a lidar com as armadilhas midiáticas. Caso contrário, RAFA, será mais um linguarudo como alguns de seus pares e ficará devendo em quadra…

Última edição 10 dias atrás by valmir da Silva batista
T. Patinhas
T. Patinhas
8 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

“Advertir sobre falas desnecessárias”, parece-se muito com “controlar o que se fala”, que vêm de encontro a “censura”… que é aquilo do qual vc tanto reclama aqui no blog.

E então eu lhe pergunto:
– Porque os outros devem ser censurados e você não?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
7 dias atrás
Responder para  T. Patinhas

T. Patinhas, por que você incorre à interrogativa com “Porque”? É para economizar espaço?

T. Patiinhas
T. Patiinhas
7 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Já ouviu falar em preconceito linguístico? Não é um termo tão novo quanto a preconceito contra as mulheres – por exemplo – mas tb está em alta.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
6 dias atrás
Responder para  T. Patiinhas

VAMOS COMBINAR: relacionar meu suposto “preconceito contra as mulheres”, com erro gramatical grosseiro travestido de “preconceito linguístico” beira à misoginia. A propósito, você grafou “Porque” na interrogativa, só pra eu cair na armadilha e demonstrar todo o meu “preconceito linguístico”? Ou seja, a bem da verdade, você sempre soube que, em se tratando da interrogativa, a grafia é por que? Tá muito mal de sofisma, meu caro…

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Rafa

E como é um brasileiro falando isso muitos aqui passam pano para o João

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
7 dias atrás
Responder para  Thiago

Pois é, Thiago, é sempre a mesma esparrela provida de patriotice…

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
9 dias atrás
Responder para  Rafa

Estou pensando seriamente em torcer pelo Mensik após a aposentadoria de Nole. Mensik é pouca mídia e muito tênis.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
9 dias atrás
Responder para  Rafa

Rafa, será q ele não disse isso no sentido de ter a oportunidade de enfrentar uma lenda viva como o Djoko? Burro o Fonseca não é, ele já deve ter notado o q vc postou, ou seja, q o sérvio está aparentemente num momento de queda exponencial do nível de jg, imagine no futuro ele ser um dos q enfrentou, ou melhor um dos q venceu o cara, mesmo em final de carreira? Concordo q devemos evitar o oba oba e o personalismo, mas tentemos ver o lado da perspectiva positiva…

Rafa
Rafa
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Digamos que a intenção fosse essa (e pensei nisso antes de postar), Luiz. O que ele ganha ao falar isso publicamente. fora atenção midiática da qual ele não precisa, pois já tem status de “candidato à próxima estrela do tênis”. A vontade dele pode existir, é um direito legítimo. Só penso que não tem nenhum efeito positivo prático falar dela. Pelo contrário. Mensik, que perdeu para o João no next gen finals, mandou o recado em quadra, vencendo todos os jogos no masters 1000 que disputou, e obteve a chance de enfrentar Djokovic, que também chegou na final. Mensik não disse nada antes da partida além de “Vou jogar para vencer”. E venceu. Para mim, essa é a atitude correta. Faça sua parte, se o adversário fizer a dele, a oportunidade vem. Jogar palavras ao vento, como Fonseca e Alcaraz (“Estou me sentindo cada vez melhor”, o último, e em seguida se lesionar, perder o jogo e parar por mais de duas semanas) não demonstrou trazer nenhuma vantagem real para os dois.

Alison Cordeiro
Alison Cordeiro
10 dias atrás

João vai ganhando rodagem e o tempo vai calibrando as expectativas. Há quem imagine que ele vai vencer um M1000 logo, e potencial ele tem, mas num caminho natural o primeiro passo é começar a frequentar de forma gradual as fases mais agudas dos torneios e, a partir daí, crescer para títulos. Mas há tempo suficiente para isso, talento o garoto tem.

Na contramão dele vai Bia, que segue numa fase sofrível, apesar de como Dalcim pontuou, cair de forma decente. Mas ela já provou que pode mais. Torcemos por sua recuperação.

Por fim Djokovic. Vulnerável como poucas vezes na carreira (talvez como nunca), o sérvio não consegue manter a consistência que o caracterizou. Mas o que assusta é ver que ele próprio admite que a luta é para vencer um ou dois jogos no torneio. Aí me vem a dúvida, Mestre Dalcim: o saibro potencializa isso e talvez no piso duro ele possa aspirar ir mais além e voltar a disputar títulos, ou issonão tem influencia, considerando que ele é vitorioso nesse piso também (ninguém é tricampeão de Rolanga de graça, nosso manezinho que o diga). Que acha mestre? Grande abraço!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
10 dias atrás

“No terceiro, ainda fez 4/1 e serviço, o que deveria determinar uma importante vitória. Mas eis que faltou confiança, ”
Falamos de Bia Maia.
Mas não era justamente aí que a confiança deveria subir, com chances iminentes de vencer uma adversária de alto gabarito?
Acho que deveria ser o contrário.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
9 dias atrás

Esse blecaute aí entre Espanha e Portugal foi praga do Nole. Nos treinos antes do jogo com o italiano, irritado, mandou tudo pra cidade de Mérida… ou algo parecido… e olha no que deu.
Ô língua!

Felipe
Felipe
9 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Até o apagão na Europa é culpa do Djoko…(olhinhos para cima)

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Felipe

Certamente é.

Ronildo
Ronildo
9 dias atrás

Pensei que o Dimitrov tinha desistido da carreira saindo de bicicleta no último torneio. Mas o bicho está firme em Madri. Falta um game para selar a vitória. Aquela derrota deve ter sido apenas um lapso!

Independentes Futebol Clube
Independentes Futebol Clube
9 dias atrás

Dalcim, tava pensando aqui, o quão o AO parece ser o melhor GS de todos, e como Nadal fez parte disso.
Maior virada da história em GS (evidente que tem q ser já nas fases finais, tem q ser em jogo importante): Nadal vs Medvedev em 2022

Melhor GS ou ao menos mais emocionante: AO 2017, Nadal e Federer totalmente em baixa, e de repente os dois chegam na final e fazem aquele jogo clássico, e não só esse jogo, muitos jogos emocionantes naquele AO

Melhor jogo da história dos GS: Um jogo q NGM deve lembrar, mas pra mim é inesquecível, Nadal vs Verdasco na semi do AO 2009, melhor jogo q eu vi de GS.

Impressionante como nos principais momentos dos Grand Slam’s, Nadal tá sempre lá, e logo no seu pior GS

Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Figueiredo
7 dias atrás

Resolveu fingir que o Djokovic não existe? Tem razão sobre Nadal ter protagonizado muitos jogos históricos, mas o mesmo vale para Nole – e em todos os GS.

Nem a final de 2012 envolvendo seu preferido espanhol você não mencionou. Bom, então vamos lá, outras partidas históricas do AO, agora envolvendo o maior jogador da história do torneiro:

– Semi contra Murray e final contra Nadal em 2012
– Oitavas contra Wawrinka em 2013 (o melhor jogo entre os dois; quem duvidar, veja a qualidade e duração dos pontos, a disputa entre defesa e ataque)
– Semi contra Wawrinka em 2014
– Final contra Thiem em 2020 (virada improvável, jogo de alto nível)
– Quartas contra Alcaraz em 2025 (jogo de altíssima qualidade e vitória arrancada contra um adversário que, hoje, é superior)

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: [email protected]
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: [email protected]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.
OSZAR »